10 edição internacional
FAAC/UNESP – Bauru/SP
11 a 15 de outubro

O Colóquio de Moda tem como público alvo pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, de graduação e profissionais. Seu objetivo principal é possibilitar a troca de conhecimentos a respeito do estado da arte, da ciência e da tecnologia desenvolvidas por meio da produção científica nacional e internacional no campo da Moda e em suas conexões. Foram selecionados 390 trabalhos
Em 2017 o 13ª Colóquio de Moda em sua 10ª edição internacional, reúne como eventos paralelos o 12ª Fórum das Escolas de Moda e 4ª edição do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda. A promoção e organização desta edição do evento esteve a cargo da Abepem e da UNESP por meio do Programa de Pós-graduação em Design, do Departamento de Design e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Campus de Bauru, local onde o evento será realizado, possibilitando e facilitando o acesso do público do interior paulista a participação do evento, que contará com o seguinte conjunto de atividades:
02 conferências internacionais e 3 nacionais; 6 mesas redondas que reúnem 12 palestrantes e 6 mediadores; apresentação dos trabalhos e pôsteres científicos, 14 Grupos de Trabalhos e sessões de Comunicações Orais e de Iniciação Científica, 18 Minicursos para público participante, 13 oficinas gratuitas para alunos de graduação. Ainda, atividades acadêmicas e culturais, lançamento de livros, mostra e bazares de produtos; exposições de criações em design e em moda, Concurso de Modelagem Gustavo Gili, Concurso de Criação de Estampas TexPrima, Prêmio Gilda de Mello e Souza para os melhores trabalhos científicos selecionados. A disseminação da produção selecionada e apresentada nesse evento é publicada em anais eletrônicos digitais disponibilizados na internet com livre acesso; nos periódicos científicos na Revista d[O]bras.
Conferência Internacional – “Moda Agender – ruptura com as tradições” com o estilista Kisaburo.
Kisaburo é um Designer de Moda japonês, representante da quarta geração da tradicional e familiar alfaiataria de quimonos Iwamoto Wasai, presente no mercado do Japão há 90 anos. O estilista tem como pretensão ultrapassar as fronteiras entre moda ocidental e oriental, e romper com as roupas ditas femininas e masculinas.
Na programação cultural:
Joalheria Contemporânea Brasileira – Expressão Plural, com curadoria de Miriam Mirna Korolkovas e Mônica Moura.
Exposição de fotografias “Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano”, de Renata Pitombo.
Mostra da coleção de Fernanda Yamamoto apresentada na 44ª edição do SPFW.
Desfile de Moda do estilista João Pimenta, entre outras.